O HAPKIDO
HAPKIDO é uma arte marcial coreana de auto defesa, muito dinâmica e eclética.
HAPKIDO contém tanto técnicas de combate de longa distância quanto de curta distância, utilizando-se de chutes baixos, chutes altos, chutes voadores, pancadas de mão, cotovelos, joelhos, chaves de articulações, projeções, pontos de pressão e uso de armas diversas.
HAPKIDO enfatiza os movimentos circulares, não resistência aos movimentos e controle do oponente.
O praticante de HAPKIDO procura tirar vantagens de seu trabalho de pernas e posicionamento do corpo para empregar alavancas e desequilibrio do oponente evitando força contra força.
HAP significa harmonia, coordenação. KI significa energia interna, espírito, força ou poder. DO significa caminho, doutrina, produzindo no seu conjunto uma tradução como “o caminho da coordenação da energia”, “o caminho do poder coordenado” ou “o caminho da harmonia”.
Na escala de “hard-soft” (duro e suave) das artes marciais, HAPKIDO está em algum lugar no meio, empregando técnicas suaves semelhantes a jiu-jitsu e aikido, bem como técnicas duras que lembram taekwondo e Tang Soo Do. Mesmo as técnicas duras, porém, enfatizam movimentos circulares em vez de movimentos lineares.
HAPKIDO é uma arte marcial híbrida e eclética, e diferentes escolas de HAPKIDO desenvolvem diferentes técnicas. No entanto, as técnicas fundamentais são encontradas em todas as escolas (kwan), sendo que todas as técnicas devem seguir os três princípios do HAPKIDO:
princício da não resistência (“Hwa”, 화 Harmonia)
princípio da circularidade (“Won”, 원 Circulo)
princípio da fluidez (água) (“Yu”, 유 Fluxo)
“Hwa”, ou não resistência é simplesmente o ato de permanecer relaxado e não se opor diretamente contra a força de um adversário. Por exemplo, se um adversário empurrar contra o peito de um praticante de HAPKIDO, em vez dele resistir e empurrar de volta, ele evita o confronto direto e se move acompanhando o sentido da força agressiva, utilizando o impulso a seu favor para derrubar ou imobilizar o adversário.